Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária e seu sistema de canais radiculares. O termo "endo" significa dentro, logo, cuida do tecido presente dentro do dente e que, diante de uma alteração (seja por cáries, traumas oclusais, fraturas dentárias, necessidades protéticas e/ou outras patologias), se faz necessario tratar esse sistema de canais. A principal função do tratamento endodôntico é reestabelecer a saúde do dente e dos tecidos ao seu redor.
O Tratamento consiste na remoção desse tecido pulpar ( que pode estar infectado ou não), promover a maior sanificação possível e selar esses sistemas de canais a fim de evitar contaminação com bactérias. Uma vez, que elas já estejam instaladas, o tratamento visa reparar o tecido e elimina-las devolvendo a saúde.
A conduta a ser tomada, depende de cada caso, e cabe ao especialista definir o plano de tratamento, podendo variar em tratamento expectante, curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou complementação cirúrgica.